Londrina

Prédio histórico pode abrigar Arquivo Público

15 jan 2003 às 17:49

O secretário de Planejamento de Londrina, Marcos Defreitas, reuniu-se nesta quarta-feira pela manhã com o diretor institucional da Brasil-Telecom, Leôncio Rezende Neto, para discutir a cessão do prédio da antiga Telepar(foto)para o município de Londrina. O edifício está localizado na alameda Manoel Ribas, ao lado da Biblioteca Municipal (centro), e a Prefeitura de Londrina tem o interesse de instalar no local o Arquivo Público municipal.

A reunião foi na sede da empresa de telefonia, em Curitiba. Segundo Defreitas, a Brasil-Telecom desconhecia o interesse da Prefeitura de Londrina e estudava vender o imóvel. "Mas agora a empresa disse que irá suspender o processo de venda para estudar a nossa proposta. O diretor demonstrou grande interesse no nosso projeto."


De acordo com Defreitas, a Secretaria de Planejamento vai encaminhar nos próximos dias o pedido oficial à empresa de telefonia, detalhando o projeto apresentado nesta quarta. "O prefeito Nedson Micheleti pediu todo o empenho para viabilizar o projeto", afirmou.


A diretora de Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes, disse que o prédio está localizado no "quarteirão cultural" da cidade (que também compreende os prédios da Biblioteca Municipal, da Secretaria de Cultura, da agência dos Correios e do Centro Integrado de Moléstias Infecciosas (Cidi), cujo tombamento já foi solicitado à Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Vanda explicou que o pedido está em tramitação, garantindo proteção do imóvel, pois o tombamento não permite que o patrimônio seja descaracterizado.

O edifício tem 665.55 m² de área construída e, segundo a diretora, já foi requisitado duas vezes pela Secretaria de Cultura para a utilização do espaço como extensão da Biblioteca Municipal.


Continue lendo