Londrina

Prédio do antigo Cine Augustus será desapropriado

29 out 2010 às 15:50

A Prefeitura de Londrina vai declarar de utilidade pública para fins de desapropriação, o prédio onde funcionava o Cine Augustus, que fica no Calçadão da avenida Paraná, entre as ruas João Cândido e São Paulo. O objetivo é preservar o espaço histórico, cultural e patrimonial da cidade. "Estamos valorizando e defendendo um valor cultural e artístico de Londrina", declarou o prefeito Barbosa Neto.

O secretário de Cultura Leonardo Ramos destacou que, além da preservação histórica e patrimonial, outro objetivo é transformar o local em um teatro. "Desta forma a cidade recupera um importante espaço para abrigar espetáculos e grandes eventos", declarou o secretário.


A prefeitura já adotou outras ações de defesa do patrimônio histórico como a restauração da sede da Secretaria de Cultura; o tombamento do Ouro Verde e o Museu de Arte, antiga rodoviária desenhada pelo arquiteto Vilanova Artigas.


"É um local que está presente na memória de todos os londrinenses, principalmente aqueles acima de 50 anos", declarou Ramos.

O Cine Augustus foi inaugurado em 19 de setembro de 1963 com o filme ''El-Cid''. Foi a primeira sala do Brasil a contar com projeção em 70 mm, que permitia uma imagem mais nítida numa tela de 20 metros de comprimento e 19 de largura. O cinema contava com aparelhagem importada da Itália e 1.500 poltronas estofadas em declive (com N.Com).


Continue lendo