Nesta quarta-feira (2), o Portal Bonde lança a campanha 'Adote o Otto', para estimular a adoção responsável de animais em Londrina. A ideia para essa iniciativa surgiu no final do mês passado, quando foi publicada uma reportagem sobre o abandono de um cachorro, que recebeu o nome Otto, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A grande mobilização dos leitores junto às redes sociais revelou que a adoção responsável de animais é um assunto urgente e necessário na cidade. Prova disso é o que aconteceu ao Otto: na última sexta-feira (28), câmeras de segurança da UEL flagraram um homem abandonando o cachorro nas proximidades do Hospital Veterinário (HV).
De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária da UEL Patrícia Mendes Pereira, um homem chegou até a triagem do hospital para o atendimento de um cachorro com um ferimento na orelha. Como o animal estava sem coleira, o guardião foi orientado a colocar a guia, que é uma norma de segurança do HV.
"Ele chegou com o cachorro sem coleira na sala de triagem. Ele disse que iria no carro buscar a coleira e saiu [com o cachorro atrás]. As câmeras viram ele indo até o carro, que estava na esquina do HV, com outra pessoa dentro. Ele entrou no carro e foi embora", conta Patrícia. Quando o carro saiu, o cão ficou apavorado. "Ele começou a uivar, completamente desesperado", acrescenta.
As imagens do cachorro sendo deixado para trás gerou muita revolta e fez reacender nos londrinenses o debate acerca dos maus tratos e do abandono de animais. Além de a campanha tenta encontrar um novo lar para Otto, outras reportagens serão realizadas sobre adoção responsável, uma vez que existem outros tantos Ottos pelas ruas e abrigos de Londrina - sejam eles cães, gatos etc.
Para se ter uma ideia, apenas na semana passada, cinco cachorros foram abandonados dentro do campus da UEL. Segundo a vereadora e simpatizante da causa animal Daniele Ziober, cerca de 60 mil animais vivem hoje nas ruas de Londrina. Os números são alarmantes e servem de impulso para motivar o debate.
#adoteoOtto
Resgatado pela comunidade universitária após ser abandonado no campus da UEL, Otto, um jovem adulto sem raça definida (SRD), está em busca de um novo lar. Amoroso e super saudável, o cão já foi vacinado e está pronto para ganhar uma nova família.
Os interessados em adotar o Otto devem entrar em contato com o Portal Bonde de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo telefone (43) 3374-2387.