Londrina

Por reajuste salarial, servidores da Justiça Eleitoral restringem atendimento em Londrina

22 jun 2015 às 13:04

Servidores da Justiça Eleitoral e Federal, representados pelo Sinjuspar, aderiram à greve nesta segunda-feira (22) em Londrina e outras cidades do Paraná. Eles pedem a aprovação do PLC 28/2015, que prevê alterações no Plano de Cargos e Salários da categoria. Por causa da paralisação, o atendimento será realizado apenas para casos urgentes, a partir do meio-dia. O contingente foi reduzido a um funcionário por cartório.

Em contrapartida, o Fórum Eleitoral de Cambé continua atendendo normalmente, com o reforço de 25 estagiários da Prefeitura. Segundo Camila Garcia, chefe da 181ª zona eleitoral, uma determinação judicial não permitiu a adesão ao movimento grevista devido ao cadastramento biométrico de eleitores, que começou no dia 27 de maio. Cerca de 74 mil eleitores devem comparecer à sede do TRE até 30 de setembro.


"Estamos atendendo somente solicitações marcadas, mas a agenda está cheia", alerta. "Os horários para julho estão praticamente lotados e consideramos a possibilidade de abrir para agosto", acrescenta. Até a última sexta-feira (19), apenas 360 pessoas haviam concluído a atualização no novo sistema e já estão aptas para votar no próximo pleito. "O número é preocupante. Fizemos pouquíssimo se comparado ao trabalho que ainda temos", completa.


Para agendar o atendimento, basta acessar o site do TRE, clicando aqui. O eleitor deve levar documento de identificação pessoal, título e comprovante de residência. O Fórum funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A biometria começou a ser utilizada em 2008, a princípio, nas grandes capitais. O atendimento, de acordo com a chefe da zona eleitoral, tem sido tranquilo e sem transtornos. "Há alguns problemas pontuais no colhimento de algumas digitais, mas nada que ultrapasse meia hora de atendimento".


Continue lendo