Londrina

População londrinense vai à rua contra a corrupção

12 out 2011 às 16:37

Londrina foi uma das 25 cidades brasileiras a organizar uma marcha contra a corrupção. Diferente de Brasília, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, aqui a participação foi modesta. Cerca de 70 pessoas foram à Praça da Bandeira, no Calçadão de Londrina, para demonstrar a insatisfação com a política local.

Só nos últimos anos, o Ministério Público ofereceu ações criminais e cíveis contra o prefeito, secretários de governo e vereadores. Recentemente, a promotoria pública conseguiu identificar desvio de mais de R$ 600 mil da área da Saúde. A Operação Antissepsia terminou com 21 pessoas presas.


"Eu como cidadã consciente e preocupada com a situação política que a cidade vive, vim aqui mostrar minha indignação. Temos que ter a consciência de que nossa participação pode e deve ir além do voto", afirmou a professora universitária aposentada, Fernanda Candida Mendes.


O presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina , Waldomiro Grade, refletiu sobre o assunto, já que a marcha reuniu uma pequena parcela da população. "A oportunidade nos faz pensar sobre um segundo problema: o que fazer para instigar o brasileiro a se manifestar e ser menos acomodado? Sabemos que a insatisfação é grande, mas pouca gente se mobiliza. Nós enquanto entidade, temos a obrigação de refletir e despertar o interesse democrático das pessoas", afirmou.

Para o professor universitário Robson Casagrande, a ocasião serve para chamar a atenção das pessoas e atraí-las para uma nova mobilização ainda maior. "Sabemos que a indignação é nacional. Londrina é uma cidade politizada e tem capacidade de reunir mais pessoas que são conscientes e contra a corrupção. O que falta é divulgação", garantiu (colaborou Thamiris Geraldini-Equipe Bonde).


Continue lendo