Policiais civis e militares realizaram uma carreata na tarde desta quarta-feira (3), em Londrina. A mobilização ocorreu pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 300), que institui o piso salarial desses profissionais em todo o Brasil. Pelo texto, a salário-base da categoria seria de R$ 3,5 mil. Um soldado da PM no Paraná recebe R$ 1,8 mil, em média.
A carreata foi guiada por um caminhão de som. A fila de carros chegou a dois quilômetros de extensão, segundo os organizadores do evento. "Estamos contentes. Conseguimos mandar o recado à população", afirmou Vera Rubo, membro do Mepon, entidades das esposas dos policiais.
"A aprovação da PEC é uma vitória", comemorou. A proposta foi aprovada em primeira discussão na Câmara dos Deputados. Hoje, a PEC iria passar pela votação dos destaques.
Mesmo com a iniciativa do piso nacional, os policiais ainda cobram melhorias. Eles também querem a aprovação da PEC 64, no Paraná. "Não põe fim à discussão. a PEC 64 também busca a reparação das perdas salariais dos últimos 10 anos no Paraná. Isso não pode ser desprezado".
A PEC 64 está em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná.