Londrina

Pneus podem se transformar em asfalto para Londrina

28 set 2001 às 20:47

Uma técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, que utiliza pneus velhos em asfalto, será avaliada como alternativa para destinação final do resíduo sólido em Londrina. O secretário de Obras e vice-prefeito, Luiz Carlos Bracarense, viaja para a capital gaúcha na próxima quinta-feira para conhecer detalhes do sistema utilizado.
Uma das técnicas consiste em substituir por pneu moído entre 1,5% e 2% dos agregados secos (pedras, pedriscos, areia) do asfalto. Isso representaria mil pneus por quilômetro de pavimentação. Bracarense afirma que esse processo pode ser feito em uma usina normal, como a existente no Serviço de Pavimentação de Londrina (Pavilon).
O secretário diz que ainda não é possível estimar quanto seria possível consumir de pneus velhos na fabricação de asfalto, mas faz alguns cálculos com base na demanda de construção asfáltica existente hoje em Londrina. Na área urbana, a cidade tem carência de 250 quilômetros de asfalto, para os quais seriam consumidos 250 mil pneus velhos de acordo.

* Leia mais em reportagem de Érika Pelegrino na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado


Continue lendo