A Polícia Militar de Londrina irá ganhar nos próximos dias um novo aliado para auxiliar nas operações e reduzindo o tempo nos atendimentos das ocorrências.
Trata-se de 69 celulares que serão instalados nas viaturas do município, substituindo os rádio comunicadores que são ligados com a central do Copom (Central de Operações Policiais Militares). Os novos aparelhos são conectados na rede de internet móvel e já estão funcionando em Curitiba desde o segundo semestre de 2018. Londrina será o segundo município do Paraná a ter essa nova tecnologia.
De acordo com o porta-voz do 5º Batalhão, Emerson Castro, os celulares estarão em funcionamento em 15 dias. Segundo ele, o novo sistema trará agilidade as ações policiais, como, por exemplo, no deslocamento de uma equipe para o atendimento de uma ocorrência.
"Esses aparelhos são ligados a rede de GPS, e o Copom, assim que recebe uma demanda via 190, observará no sistema qual viatura está próxima do local da ocorrência para deslocar os policiais para o local. Ele funciona como os aplicativos de transporte", comenta.
Outro ponto positivo, de acordo com Castro, é a redução do tempo de emissão dos boletins de ocorrência, que atualmente são feitos por uma equipe que fica no batalhão. Atualmente, o B.O. fica pronto em até três dias e, com esse novo sistema, eles serão feitos pelos próprios policiais que atenderam a demanda no mesmo momento do atendimento.
"No aplicativo, o policial pode ter todas as informações, como consulta de placas, nomes. E, além de poder produzir o boletim de ocorrência, com esse novo sistema dando agilidade na produção desses materiais, futuramente, os policiais que estão na parte administrativa irão para as ruas, pois a demanda para eles será reduzida", destaca.
Pelo aplicativo, os policiais conseguem enviar mensagens de texto, voz e também fotos para a base.
Os rádios comunicadores que funcionam nos veículos não vão ser desativados, e serão um auxilio quando os celulares tiverem algum problema.
Castro informa que, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, houve uma redução de 40% no tempo de atendimento de uma ocorrência desde que o novo sistema foi implantado em Curitiba.
Em breve, todas os municípios do Estado contarão com essa tecnologia nas viaturas.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.