Londrina

Plantão do BC em Londrina recebe queixas

03 jul 2001 às 20:27

Desempregado há um ano, o almoxarife Marcos da Silva deixou de pagar as prestações de um financiamento da casa própria, acumulando dívida superior a R$ 35 mil junto a Caixa Econômica Federal. Ele foi um dos inadimplentes do Sistema Financeiro de Habitação a procurar nesta terça-feira (03/07) a central de atendimento itinerante do Banco Central, instalado no saguão da prefeitura de Londrina, para tentar uma solução para o seu caso. Mais que isso: para desabafar. Além da consultoria técnica, os analistas da Secretaria de Relações Institucionais do Banco Central do Brasil (BC) atuaram, em alguns casos, como conselheiros.

A central do BC atendeu ontem cerca de 50 pessoas em Londrina. A maioria das reclamações, porém, fugiam à competência do Banco Central, como no caso da cobrança de tarifas e juros altos por parte dos bancos. Cerca de 10% dos atendimentos do primeiro dia se referiam a reclamações de cobranças indevidas em conta bancária.


É a primeira vez que o Banco Central monta uma central desse tipo em Londrina. Neste ano, os analistas instalarão a central itinerante em outros dois municípios paranaenses, ainda a serem definidos.


Os casos graves podem gerar a abertura de processo administrativo contra o banco ou consórcio reclamado. Em janeiro deste ano o BC liquidou o Consórcio Multiplan, de Curitiba. Os analistas vão atender os londrinenses na central itinerante até sexta-feira, das 9 às 16 horas, e também pelo telefone 372-4390, fax 372-4241 ou pelo 0800992345.

* Leia mais em reportagem de Cláudia Lopes na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira


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