Uma planta do sudeste asiático, denominada capim-vetiver, poderia ter evitado o transbordamento do lago Igapó, em Londrina. Pelo menos é o que garante o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Paulo Guilherme Ribeiro. "A espécie, se plantada às margens dos afluentes, pode ajudar a recuperar as encostas e reter grandes volumes de chuva", explicou em entrevista à rádio CBN Londrina.
Segundo ele, o capim tem o poder de "estruturar o solo". "Quando ela é mesclada com a planta do amendoim, o efeito de retenção fica ainda mais eficiente", disse o pesquisador, referindo-se à tecnologia descoberta no Iapar.
Ribeiro garantiu que o Iapar chegou a oferecer a planta à Prefeitura de Londrina após o temporal de outubro do ano passado. "No entanto, o município não deu ouvidos à iniciativa", disse. "Iríamos doar as mudas. O custo seria quase zero. Mas a Secretaria do Ambiente não aceitou", completou.
De acordo com o pesquisador, quanto menos chuva vai para o lago, menos ele fica assoreado. "Com a retenção da água, a planta ajudar a diminuir o assoreamento e também a erosão", argumentou. (com informações da rádio CBN Londrina)