O PlanMob (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Londrina) prevê a criação de mais 290 quilômetros de ciclovias até 2045. Com a malha de 49 quilômetros já existente e mais 7 km em implantação, o município somaria 346 km destinados aos ciclistas dentro de 23 anos.
A expansão ampliaria a participação da bicicleta nos 823 mil deslocamentos diários feitos pelos londrinenses, já que apenas 1% das viagens são feitas via duas rodas, segundo estudos realizados para a elaboração do plano, divulgado nesta semana pela Prefeitura de Londrina.
O incentivo ao uso da bicicleta é uma necessidade para garantir maior fluidez no tráfego de veículos. Dados mais recentes do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que Londrina tem 418.619 veículos motorizados, entre uma população de 580.870 habitantes, o que representa 100 veículos para cada 140 pessoas.
A implantação dos 7 km de ciclovias está em processo de licitação, e a previsão do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) é que a conclusão das obras ocorra, no máximo, em 2023.
Continue lendo na Folha de Londrina.