O Planetário de Londrina oferece, nos dias 20 e 21 deste mês, sessões especiais de cinema como parte da programação de férias, que tem como objetivo divulgar a astronomia às crianças e adolescentes. O curta-metragem Tainá-Kan será exibido na sexta-feira, às 15h e 16h. Já O Céu de Londrina, será na sexta-feira às 19h30, e no sábado às 15h e 16h. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no Planetário a partir das 14h30. O endereço é rua Benjamin Constant, 800.
O filme Tainá-Kan conta, em seus 40 minutos de duração, a história de um índio e da deusa Jaci, que representa a Lua, em uma aventura pelo espaço em busca de respostas para os mistérios do dia e da noite. Indicado para crianças de 8 a 11, a obra aborda temas referentes ao universo, galáxias, sistema solar, Terra, gravidade, natureza, entre outros.
Já "O Céu de Londrina", é indicado para maiores de 11 anos. O curta propõe uma viagem pelo espaço com início nos confins do Universo, passando por diversos sistemas estelares e chegando até o Sol. Em seus 35 minutos, a obra exibe as constelações Zodiacais, Órion e o Cruzeiro do Sul.
Estrutura - o prédio do Planetário foi construído em 1992 pela Prefeitura de Londrina, passando por uma reforma em 2005. A sala de projeção possui 8 metros de diâmetro e capacidade para 43 espectadores por sessão.