A unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2) divulgou, na manhã desta terça-feira (1º), que as visitas aos presos do local serão retomadas somente em janeiro do próximo ano. A direção do presídio também divulgou um cronograma para a visitação, o atendimento dos advogados e a entrega de produtos e materiais de higiene aos detentos.
Pelo calendário, o período de visitação ocorrerá aos finais de semana, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Segundo a direção, apenas um visitante será credenciado por preso, sem permissão para a entrada de menores, alimentos ou visita íntima. Há, também, restrição na vestimenta dos visitantes. Será permitida a entrada de pessoas trajando somente calças sem metais (zíperes ou botões) e bolsos, camisetas e blusas simples, também sem bolsos e metais, e chinelos de todas as cores, menos a verde. Também não serão aceitas roupas na cor branca.
A direção da PEL 2 lembra, ainda, que a "execução do cronograma (das visitas) fica condicionada às questões de segurança, podendo ser cancelada a qualquer momento e sem aviso prévio".
Confira, abaixo, a tabela com as visitas previstas para o mês de janeiro:
Vale lembrar que os presos estão sem receber visitas desde o dia 7 de outubro, quando a polícia conseguiu conter uma rebelião após 24 horas de negociação. De lá para cá, o governo precisou reparar os danos causados pelos rebelados nas celas e fazer o remanejamento de diversos deles para outras unidades prisionais do estado.
Advogados e materiais
Já o cronograma para a entrega de produtos e materiais de higiene aos presos terá início na próxima segunda-feira (7). Pelo calendário, os alojados das galerias cinco, seis, sete e oito vão receber o material na segunda; das 11, 12, 13 e 14 na terça (8); das 15, 16, 17 e 18 na quarta (9); das 21, 22, 23 e 24 na quinta (10); e das 25, 26, 27 e 28 na próxima sexta-feira (11).
A entrega vai ser realizada somente no período da manhã, das 8h ao meio-dia, e será permitida apenas a entrada de dois sabonetes, uma escova dental, uma pasta de dentes, dois aparelhos descartáveis de barbear, uma folha de papel para carta, um envelope e um selo por preso.
Já as visitas dos advogados particulares vão passar a ser permitidas a partir desta quarta-feira (2). O atendimento será realizado na sala no final do corredor principal da penitenciária, ao lado do Serviço Social. As visitas vão ser realizadas das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O agendamento será feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ficará responsável por encaminhar a lista de presos a serem atendidos com 48 horas de antecedência para a unidade penal. Seis presos vão ser atendidos por período, conforme a direção da PEL 2
Balanço
Atualmente, a penitenciária custodia 823 presos. Destes, 580 já estão alojados nas celas, distribuídas por 16 galerias. Outros 243 seguem desalojados, no pátio coberto da unidade. "A unidade tem ainda quatro galerias prontas com capacidade para alojar mais 144 presos, porém, aguarda a colocação da tela para coibir os arremessos externos (facas, brocas, chaves de fenda, celulares, drogas, etc), pela muralha", adiantou a direção. A rede deve ser instalada ainda neste ano.