As primeiras horas de fiscalização da parada obrigatória diante da faixa de pedestre já renderam multas a dezenas de motoristas que trafegaram por Londrina na manhã desta segunda-feira (31).
Um agente de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) relatou ao Bonde, às 10h30, que já havia multado pelo menos 8 condutores. Ele estava no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com a Rua Piauí, em frente à Folha de Londrina.
Segundo o diretor de Trânsito da companhia, Wilson de Jesus, 15 fiscais estão atuando em diversos pontos da cidade desde às 7 horas da manhã. "Só teremos o levantamento completo sobre o número de autuações na manhã deste terça", afirmou o diretor ao Bonde.
Também havia uma agente na esquina da Rua São Paulo com a Piauí, do outro lado do Bosque. Ela, no entanto, não quis revelar quantos motoristas havia autuado. "Não vou falar com a imprensa".
A reportagem do Bonde permaneceu por alguns minutos acompanhando o movimento do trânsito nos dois pontos. Diante da presença dos agentes, muitos paravam os veículos, respeitando a preferência do pedestre. Mas, alguns ignoravam completamente a sinalização de trânsito e mesmo a presença do agente.
Em um dos casos, um pedestre teve de "pular" entre dois carros que estavam sobre a faixa. Também verificou-se que vários pedestres não utilizam a faixa para fazer a travessia. O Código de Trânsito Brasileiro prevê que eles também podem ser multados.
"Mas só serão advertidos verbalmente porque o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ainda não regulamento a forma de se aplicar a multa ao pedestre", disse Wilson de Jesus.
A multa para quem não respeita a faixa de pedestre é de R$ 192 e implica perda de 7 pontos na carteira de habilitação, já que o artigo 214 do CTB considera esta conduta infração gravíssima.
Confira flagrantes de alguns motoristas em Londrina: