O último remanescente florestal de grande porte na área urbana de Londrina, o Parque Municipal Arthur Thomas, completa 48 anos de criação neste domingo (17).
Originalmente, o espaço onde a unidade está havia sediado a primeira usina hidrelétrica do município, a Usina Cambé, inaugurada em 1939 e ativa até 1967. A lei municipal nº 2.564, que criou oficialmente o parque, foi assinada em 17 de setembro de 1975, e o local foi aberto à visitação em 10 de dezembro de 1987.
Com área de 85,47 hectares, o Arthur Thomas é habitado por uma fauna que inclui espécies como macaco-prego, quati, cutia, paca, teiú, carão, garça, águia-pescadora e tatu-galinha, entre outros animais. É também uma importante reserva do ponto de vista da flora, abrigando inclusive árvores ameaçadas de extinção como a peroba-rosa e a araucária.
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
No total, conta com sete trilhas de caminhada, das quais quatro encontram-se atualmente abertas ao público. Além do lago situado no centro da unidade, uma das principais atrações é a Cachoeira do Beija-Flor, que tem 25m de altura e possui um mirante.
O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema (secretaria Municipal do Ambiente) e presidente do Consemma (Conselho Municipal do Meio Ambiente), bioólogo Jonas Pugina, destacou que o parque é um fragmento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil.
“É um espaço por onde passam sete córregos, rico em recursos hídricos, e que preserva importantes espécies da fauna e flora brasileiras. O Parque é um lugar muito bonito, aberto e adequado para visitas em família, contando inclusive com estacionamento. Convidamos todos os londrinenses para vir conhecer”, salienta.
Ainda conforme o biólogo, a Prefeitura de Londrina iniciou na última semana diversas obras de revitalização. Esse conjunto de intervenções tem investimento de R$ 5,8 milhões, com recursos provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente, gerido pelo Consemma.
“Entre as melhorias que serão executadas estão a troca das cercas externas por palitos de concreto, melhorias nas calçadas ao redor do parque, construção de passagens para os animais e instalação de pista de caminhada na parte interna. O parque também terá jardins de mel – áreas onde serão colocadas colmeias de abelhas nativas, sem ferrão – e jardins dos sentidos para ações de educação ambiental. Nosso objetivo é que o Arthur Thomas fique cada vez mais agradável para a população”, destaca.
Para comemorar o aniversário de 48 anos do Parque Municipal Arthur Thomas, a Sema preparou uma programação especial de atividades neste domingo, incluindo mini-trilha, oficina artística e piquenique sustentável em família.
As vagas para essas ações já estão todas esgotadas, no entanto, a unidade abrirá normalmente para a visitação.
O Parque Municipal Arthur Thomas fica na rua da Natureza, 155, jardim Piza, e tem entrada gratuita. A visitação está aberta de terça-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 8h às 17h.
A unidade tem um perfil no Instagram, atualizado constantemente com informações, com o nome de usuário @parquearthurthomas. As notícias sobre as atividades no parque também são divulgadas na página da Sema (@semalondrina).