Londrina

Parceria traz "Semeando Cidadania na Escola" a Londrina

26 jul 2007 às 12:30

Os alunos da Escola Municipal Cláudia Rizzi, em Londrina, terão um incentivo a mais no seu processo de aprendizado a partir desta quinta-feira (26). Eles receberão 1,2 mil livros para-didáticos e 1.220 marcadores de livros dentro do programa "Semeando Cidadania na Escola", desenvolvido pela Chevron (que atua no Brasil com a marca Texaco) em parceria com a Fundação Educar DPaschoal.

A entrega do material será feita no Estádio do Café, às 14h, e contará com a presença dos pilotos da Stock Car Thiago Camilo e Giuliano Losacco, da equipe Texaco Vogel. Logo após a entrega, os 45 alunos que representam a escola assistirão a um jogo de futebol entre celebridades e os pilotos da Stock Car – que no domingo disputam mais uma etapa em Londrina.


Objetivo


O projeto recruta centenas de voluntários por todo o Brasil, que atuam de forma unificada para que os livros cheguem a cidades dos quatro cantos do País. Até o ano passado foram distribuídos gratuitamente 868 mil exemplares em 70 municípios de 19 estados, beneficiando mais de 500 mil alunos de escolas públicas. A meta para 2007 é doar 12 mil exemplares e encerrar o ano com a marca de um milhão de livros doados em três anos do projeto. Durante a temporada 2007 da Stock Car, os dois pilotos visitarão 11 escolas, oito cidades e seis estados do Brasil.


Parceria


A parceria da Chevron com a Fundação DPaschoal começou em 2004 e permite que os livros cheguem às regiões mais distantes do país. O "Semeando Cidadania na Escola" envolve o trabalho voluntário de motoristas, funcionários de diversas áreas e clientes da Chevron. Os livros patrocinados pela Chevron com recursos próprios e incentivados ( Lei Rouanet) são entregues pela Fundação Educar DPaschoal (criada há 15 anos pelo Grupo DPaschoal com o objetivo de desenvolver projetos para estimular pessoas a adotarem a educação como estratégia de transformação social) em um depósito da Chevron localizado em Paulínia, interior de São Paulo.


A distribuição dos livros é feita pelas empresas transportadoras parceiras ( Ajofer, Agem, Ramos, Máxima, Brasim, Nova Rota e Transunidos) que prestam serviços à Chevron. As cidades escolhidas são indicadas por diversas frentes: funcionários, clientes, entidades, prefeituras e empresas parceiras e secretarias de Educação. Os clientes ou os proprietários de postos de combustíveis ficam encarregados da definição das escolas e da entrega dos livros.


Trabalho voluntário


O trabalho voluntário e a logística montada pelos funcionários já possibilitaram a entrega de livros em cidades como Almeirim, no Baixo Amazonas; Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul; e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Os livros são temáticos e abordam reciclagem, meio ambiente, folclore, educação de trânsito, direitos e deveres e valores, entre outros assuntos. "Os livros complementam o material didático que as escolas utilizam, abordando temas atuais e usando uma linguagem de fácil entendimento", afirma Luiz Fernando Rodrigues, coordenador da área de Responsabilidade Social da Chevron.

As informações são da assessoria de imprensa da Chevron.


Continue lendo