Nesta quarta-feira (5), o Instituto Não me Esqueça e o Gesen (Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) promovem uma palestra educativa para apoiar parceiros de cuidado de pessoas idosas que vivem com Alzheimer ou outras demências. O evento gratuito e aberto a todos acontece às 14h na AML Cultural, localizada na rua Maestro Egídio Amaral, 130, centro de Londrina.
A palestra "Desafios dos Cuidadores: Os Obstáculos Enfrentados", dirigida aos cuidadores familiares, será ministrada pelo empreendedor no segmento do cuidado e bem-estar de pessoas idosas, Nicholas Moreira Pontes.
"Quem cuida tem que estar plenamente saudável. Embora não haja uma fórmula mágica, algumas condições são pilares para um cuidado harmonioso entre a pessoa assistida e a pessoa cuidadora, sobretudo a familiar: planejamento, rotina, cooperação e descanso", enfatiza o palestrante.
Leia mais:
Com apenas 14 anos, menino 'gênio' de Londrina é aprovado em Vestibular da UEL
Família reencontra jovem desaparecido há 4 meses com ajuda de reportagem do Portal Bonde
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
Entre os tópicos que serão abordados estão: dificuldades no cuidado da pessoa idosa; a importância do cuidado humanizado; a necessidade de descanso; e sugestões de atividades de lazer.
Ele destaca as principais queixas que costuma ouvir dos cuidadores, como esgotamento mental, cansaço físico, irritabilidade e conflitos familiares. Ele aconselha: "Respeite os seus limites. Procure montar uma divisão de responsabilidades justa com seus familiares." A entrada para a palestra é livre e sem necessidade de agendamento prévio.