Nesta quarta-feira (5), o Instituto Não me Esqueça e o Gesen (Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) promovem uma palestra educativa para apoiar parceiros de cuidado de pessoas idosas que vivem com Alzheimer ou outras demências. O evento gratuito e aberto a todos acontece às 14h na AML Cultural, localizada na rua Maestro Egídio Amaral, 130, centro de Londrina.
A palestra "Desafios dos Cuidadores: Os Obstáculos Enfrentados", dirigida aos cuidadores familiares, será ministrada pelo empreendedor no segmento do cuidado e bem-estar de pessoas idosas, Nicholas Moreira Pontes.
"Quem cuida tem que estar plenamente saudável. Embora não haja uma fórmula mágica, algumas condições são pilares para um cuidado harmonioso entre a pessoa assistida e a pessoa cuidadora, sobretudo a familiar: planejamento, rotina, cooperação e descanso", enfatiza o palestrante.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Entre os tópicos que serão abordados estão: dificuldades no cuidado da pessoa idosa; a importância do cuidado humanizado; a necessidade de descanso; e sugestões de atividades de lazer.
Ele destaca as principais queixas que costuma ouvir dos cuidadores, como esgotamento mental, cansaço físico, irritabilidade e conflitos familiares. Ele aconselha: "Respeite os seus limites. Procure montar uma divisão de responsabilidades justa com seus familiares." A entrada para a palestra é livre e sem necessidade de agendamento prévio.