Londrina

Organizadores divulgam a programação do Imin 100

23 nov 2006 às 20:00

A comissão organizadora das comemorações dos 100 anos da chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil (Imin 100) apresentou nesta quinta-feira (23) a programação da festa marcada para junho de 2008. De acordo com o presidente da comissão, o empresário Atsushi Yoshii, as atividades já devem ser iniciadas a partir do ano que vem. Ele explicou que a comissão foi criada a partir de um acordo firmado entre a Prefeitura de Londrina e a comunidade nikkey, representada por 60 entidades.

O tema principal do Imin 100 é "A integração e evolução do nikkey na sociedade brasileira". Para Yoshii, as comemorações representam um resgate da cultura japonesa no Brasil.


Uma das primeiras atrações para abertura do Imin 100 é o II Taikô Kawasuji, que será realizado no Teatro Marista, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2007. Trata-se de um encontro de grupos que praticam a arte dos tambores japoneses (taikô) na modalidade Kawasuji. Em 2008, as atividades serão realizadas de 18 a 22 de junho no Autódromo de Londrina.


Atsushi Yoshii informou ainda que a comissão organizadora está preparando um evento que visa mostrar os costumes nikkeis com apresentações artísticas, torneios, campeonatos esportivos, encontros, palestras, mesas redondas, além da tradicional culinária japonesa. Entre os destaques internacionais estão confirmadas a participação do Ensemble Eterna, coral sediado em Tókio; e o Hatimaru Gakidan, grupo teatral japonês composto por 53 integrantes.

Toda a programação do Imin 100 será apresentada nesta sexta-feira (24), às 19h na sede da ACEL. Na ocasião também será mostrada a logomarca do evento que foi escolhida através de um concurso que teve como vencedor o empresário Clovis Shimabukuro, de 35 anos.


Continue lendo