Oito academias foram interditadas e seis pessoas presas nesta quinta-feira (28) em Londrina durante a operação "Narciso", feita pelo Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa), com apoio da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Educação Física (Cref).
Ao todo, 19 academias foram fiscalizadas. A Vigilância Sanitária emitiu 26 infrações, enquanto o Cref notificou 33 pessoas.
Os presos assinaram um termo circunstanciado e foram liberados em seguida. A delegada do Nucrisa, Sâmia Coser, não informou quais os crimes que motivaram as prisões, nem os nomes das academias interditadas.
A operação tem como objetivo coibir o uso de anabolizantes na academia e a atividade de profissionais que não estejam habilitados e regularizados para exercer a função de educador físico. "Há muitos profissionais que não estão habilitados", informou o presidente do Cref, Antonio Eduardo Branco.
Segundo ele, o escritório do órgão virá outras vezes para Londrina. Esta foi a quarta operação Narciso deflagrada pelo Nucrisa. (com informações da repórter Marian Trigueiros, da Folha de Londrina)