Londrina

Oficina municipal barateia manutenção da frota

21 out 2002 às 15:08

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina, a reativação da oficina mecânica municipal, realizada em março do ano passado, tem representado economia nos gastos com a manutenção da frota oficial. Um exemplo recente foi a reforma de um caminhão que faz abastecimento de combustíveis nas máquinas das secretarias de Obras e de Agricultura. O serviço custou R$ 1.500,00 à prefeitura, 59,57% a menos do que se tivesse sido totalmente terceirizado, de acordo com cálculos da Secretaria de Gestão Pública.

A oficina encerrou suas atividades em 1997 e o serviço foi passado a empresas particulares. Quando terceirizado, este serviço é muito caro, e, de acordo com a secretária de Gestão Pública Gleisi Hoffmann, nem sempre é garantia de qualidade. "Nós abríamos licitação para contratar oficinas e apareciam empresas com um preço muito inferior ao geralmente praticado pelo mercado. Éramos obrigados a contratar essas firmas mais baratas, e, na maioria dos casos, esse serviço particular era bem inferior aos nossos", disse a secretária.


Segundo ela, somente a manutenção das partes elétrica e hidráulica dos veículos tem sido feita por empresas privadas, pois a oficina da prefeitura ainda não está adequada para isso.


A oficina mecânica funciona no jardim Acapulco (região sul), ao lado do terminal de transporte coletivo, com 22 funcionários e atende em média 50 veículos por mês. De acordo com o gerente de Transporte e Manutenção da Secretaria de Gestão Pública, Edison Aparecido Ramos, os problemas mais freqüentes são desgaste no câmbio e no motor, provocados por falta de manutenção preventiva.

Segundo o gerente, para o ano que vem, a oficina passará a realizar revisão preventiva completa a cada 5.000 quilômetros rodados, cuidando do alinhamento dos carros para que os pneus durem mais. Além disso, Edison tem planos de montar um almoxarifado com um estoque razoável de peças.


Continue lendo