Londrina

Observatório pede impugnação de kits escolares

02 mar 2012 às 16:56

O Observatório de Gestão Pública apresentou nesta sexta-feira (2) impugnação ao Edital de Pregão Presencial 0017/2012, referente aos Kits de Materiais Escolares, no valor de R$ 8,256 milhões, indicando, no documento, a ocorrência de 5 tipos de irregularidades que podem acarretar grave lesão ao patrimônio público.

A diferença foi noticiada em reportagem publicada pelo portal Bonde na última segunda-feira (26), em comparação feita com o município de Maringá, que oferece mais itens no kit escolar com preço três vezes menor.



A entidade, que pede a correção dos erros antes da conclusão do certame, enviou cópia do Impugnação à Controladoria do Município e Ministério Público do Paraná.


De acordo com o Observatório, o Edital apresenta cinco pontos manifestamente contrários à legislação.


O principal deles é a divergência entre preços do edital e de mercado. Em cotação realizada pela entidade em três papelarias da cidade encontrou os mesmos itens avaliados em R$ 2,1 milhões, 73% a menos do que consta em edital.


Além disso, o edital não traz os valores unitários de cada item, e restringe a concorrência por detalhamento excessivo de alguns objetos. Como tampo de cola na cor azul e régua na medida de 312 milímetros, que não foi encontrada nos locais pesquisados.


O Observatório também encontrou ausência do modelo de arte final que seria aplicados em cadernos, estojos e agendas.


Por último, o edital pretende ajudicar para uma só empresa para todos os itens dos dois kits. "O fracionamento do objeto aumentaria o universo de concorrentes e, por consequência, beneficiaria a municipalidade e o interesse público - atendendo, assim, os princípios legais", afirma o documento do Observatório.

A impugnação será encaminhada na segunda-feira (5) ao Tribunal de Contas de Estado.


Continue lendo