Londrina

Obras do Sistema Tibagi afetam abastecimento em Londrina e Cambé

03 mai 2014 às 08:50

A Sanepar comunica que, neste domingo (4), será realizada mais uma das etapas da obra de ampliação do Sistema Tibagi, o que irá afetar o abastecimento de água em bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste de Londrina e de toda a cidade de Cambé. A paralisação da produção é necessária para que seja feita a interligação das obras já concluídas ao sistema existente. O serviço terá início às 7 horas e será concluído por volta das 13 horas. A normalização do abastecimento está prevista para o início da madrugada da segunda-feira (5).

Cerca de 100 mil imóveis serão atingidos com o desabastecimento, mas os clientes que possuem caixa-d’água de acordo com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não ficarão desabastecidos. Bairros das regiões Oeste, abastecidos pelo Centro de Reservação (CR) Bandeirantes, e da região Central, abastecidos pelo CR Higienópolis, não serão afetados porque pertencem ao Sistema Produtor Cafezal.


Complexidade - A obra de ampliação do Sistema Tibagi é a maior obra de saneamento em execução no Paraná. A duplicação da captação no Rio Tibagi, Estação de Tratamento de Água, elevatórias e adutoras irá garantir o abastecimento de Londrina e Cambé para os próximos 20 anos. Os investimentos são de R$ 84 milhões.


As interligações da nova obra ao sistema existente devem prosseguir nos próximos meses. O abastecimento terá que ser interrompido para a realização de mais três interligações, duas delas previstas, inicialmente, para os dias 18 e 25 de maio.

Uso Racional – A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da ABNT, cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.


Continue lendo