O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Guilherme Luiz Gomes, recebeu as reivindicações de Londrina, em reunião com autoridades municipais e representantes da OAB, realizada no final da tarde de quinta-feira (10), em Curitiba. As duas solicitações entregues foram a instalação de uma Turma Recursal dos Juizados e a construção do novo Fórum Criminal na cidade. Esta última reivindicação foi acompanhada de um abaixo-assinado com 800 assinaturas de advogados, colhidas nas últimas semanas.
Participaram da reunião o presidente da OAB-Londrina, Artur Piancastelli, o presidente e vice-presidente da OAB-PR, Juliano Breda e Cássio Telles, respectivamente; o prefeito Alexandre Kireeff; o presidente da Câmara Municipal, vereador Rony Alves; o diretor do Fórum, Mauro Henrique Ticianelli; o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; e o conselheiro da OAB-Londrina Marcus Ginez.
"Esta foi a primeira vez que a OAB reuniu os chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário de Londrina em torno de seus pleitos," comentou Piancastelli.
Segundo ele, a reunião foi bastante proveitosa e o presidente do TJ se mostrou atencioso com as solicitações. Ele se comprometeu a analisá-las com atenção, reconheceu a importância de ambas, mas não se comprometeu com prazos para atendê-las. O desembargador informou que a obra do novo Fórum já conta com projeto, mas devido a seu alto custo necessita de estudos complementares. A obra está orçada entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões.
"Tanto o prefeito Kireeff, quanto o vereador Rony enfatizaram a importância dos dois pleitos para o desenvolvimento da cidade e solicitaram que ele analisasse nossas reivindicações com a compreensão de que Londrina é a segunda cidade mais importante do estado", comentou Piancastelli, ressaltando que Kireef e Rony Alves colocaram os dois poderes à disposição do TJ para auxiliar o Judiciário no que for possível ao andamento dos projetos.
Piancastelli destacou que as duas reivindicações são importantes não somente para advogados, juízes e as partes envolvidas nos processos, mas para a cidade e que em especial a Turma Recursal em Londrina será importante instrumento de desenvolvimento regional, pois virá para atender toda região Norte do Paraná.