O trânsito londrinense registrou redução de 75% no número de mortes em agosto, comparado ao mesmo período do ano passado. A quantidade de feridos caiu 17,03% e a de acidentes, 4,02%. Os dados foram sistematizados pela diretoria de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e se referem ao índice a cada cem mil habitantes. As ocorrências foram registradas no perímetro urbano.
Por outro lado, a frota de veículos da cidade sofreu aumento de 5%. O número subiu de 168.962 no ano passado para 177.561 em 2003. Para o diretor de Trânsito da CMTU, Álvaro Grotti Júnior, as campanhas de conscientização são o principal fator que contribuiu para a redução das estatísticas. Neste ano, a campanha tem como tema ''Seja Gente Boa no Trânsito''. ''Queremos focar a educação no trânsito pelo lado positivo e não fazendo referência a tragédias e acidentes'', destacou.
Apesar dos projetos da CMTU, Londrina conta ainda com diversos pontos críticos de acidentes. Segundo o setor de estatística da companhia, os mais perigosos são cruzamentos com as avenidas Brasília (Pavão, Lúcia Helena Gonçalves Viana e Vicente Feijó) e Dez de Dezembro (Tremembés e Potiguares). ''Nestes locais os acidentes são mais violentos. Outros pontos, como o cruzamento das avenidas JK e Higienópolis, registram muitos acidentes, mas a maioria sem gravidade'', destacou o assessor técnico da diretoria de trânsito, Cézar Cassis.
''De acordo com estas estatísticas, direcionamos o trabalho de readequação da sinalização'', explicou Grotti. Segundo ele, a comunidade tem participado ativamente com sugestões de melhorias em pontos críticos. ''Tentamos traduzir o problema trazido pela população para obtermos soluções técnicas'', completou.
Para receber as propostas, o diretor de trânsito reservou dois dias por semana: terças e sexta-feiras. Os interessados devem agendar horário na diretoria de trânsito da CMTU (3379-7900) ou na diretoria de sistema viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) - fone 3372-4000. Outro fator que contribuiu com a redução, segundo a CMTU, é o aumento de 25 para 65 agentes municipais de trânsito. Desde o início do ano, foram aplicadas cerca de 14 mil multas.
O aumento na frota das cidades, registrado em grandes centros de todo o País, motivou a terceira edição da Jornada Brasileira ''Na Cidade Sem Meu Carro''. Na segunda-feira, os motoristas brasileiros serão incentivados a deixar o veículo em casa. A medida visa mostrar que é viável a locomoção com uso de transporte alternativo. Em Londrina, a data será celebrada dia 28 de setembro, junto com a Caminhada Pela Paz. O envolvimento da equipe com os eventos da campanha ''Seja Gente Boa no Trânsito'' é a justificativa da CMTU para o adiamento.