Londrina

Novos imóveis mantêm valor do IPTU

30 dez 2003 às 10:12

Os contribuintes de Londrina começam a receber a partir do próximo dia 10, via Correios, os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2004.

Ao contrário de anos anteriores, a próxima tarifa vem desprovida de reajuste para a maior parte da população 80% , em razão dos 4,3 mil carnês a mais que os lançados em 2003. A explicação é do secretário municipal de Fazenda, Rubens Menoli.


De acordo com o secretário, os 20% que terão os valores reajustados se referem a quem efetuou alterações físicas ou cadastrais em seus imóveis. Mesmo assim, ele garante que a estabilização das cobranças do restante não afetará a arrecadação do município.


''Dos cerca de 17,5 milhões de metros quadrados atuais, o imposto do ano que vem vai abranger mais de 19,9 milhões. Isso mostra que Londrina está crescendo'', afirmou Menoli. Ele destacou também o ''aprimoramento no sistema de arrecadação'', o qual, justifica, tem possibilitado à prefeitura emitir cartas de cobrança de forma mais sistemática aos devedores.


Ao todo, serão emitidos 160.764 carnês, cuja previsão de arrecadação está orçada em R$ 84,04 milhões. Em 2003 foram 155.462 carnês, com quase R$ 54 milhões e inadimplência de 25%. ''O índice de não pagantes está até razoável, dentro do que prevíamos'', ponderou o secretário, segundo o qual áreas periféricas de Londrina continuam sendo as mais atingidas pelo problema.

Os contribuintes com contas em atraso têm somente até esta quarta-feira, 31 de dezembro, para quitar a dívida sem a correção monetária de 8%.


Continue lendo