O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, realizou nesta segunda-feira (16) a inauguração oficial da nova ponte da estrada que conecta o distrito de Paiquerê ao patrimônio de Guairacá. A ponte, que fica sobre o Rio Taquara, substitui a anterior, destruída pelas fortes chuvas que ocorreram em janeiro de 2016.
Durante a cerimônia, Marcelo contou os trâmites envolvidos para a construção da nova ponte, desde a queda da primeira estrutura, em janeiro de 2016. O prefeito citou os desafios enfrentados enquanto era deputado federal, principalmente na busca por recursos do Ministério da Integração Nacional, que permitiram a construção das pontes destruídas pelas chuvas na cidade.
Ele também agradeceu o suporte do Exército Brasileiro, cuja ponte móvel permitiu o trânsito das comunidades de Guairacá e Paiquerê por cerca de 18 meses.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Uma placa de homenagem foi entregue ao tenente-coronel (30º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Apucarana) José Luís Deina e ao comandante do Tiro de Guerra de Londrina, o subtenente Silvio Antônio Barreto, representantes do Exército Brasileiro na solenidade, e ao membro honorário emérito do Exército, Oezir Marcello Kantor, pelo seu trabalho voluntário de intermediação. "Essa ponte só é realidade por conta do empenho do senhor Kantor e do Exército Brasileiro", destacou o prefeito.
A vice-presidente da Associação de Moradores de Guairacá, Andreza Morais Gonçalves, agradeceu o empenho das autoridades presentes na construção da estrutura. Segundo Andreza, cerca de 120 adolescentes que estudam em Paiquerê seriam diretamente prejudicados. "Se estamos aqui inaugurando essa ponte, é porque teve muito empenho e esforço. Vocês não sabem a diferença que fizeram nas nossas vidas. Somos cerca de quatro mil pessoas no patrimônio, e nunca deixamos de ser atendidos por vocês. A gente agradece, em nome da comunidade, daqueles que necessitam, pois essa ponte significa pra nós desenvolvimento, saúde, e educação", ressaltou.
Sobre a obra - A construção ocorreu entre dezembro de 2016 e meados de agosto de 2017, quando o local foi liberado para trânsito, após a realização dos serviços finais. Em janeiro de 2017, o prefeito Marcelo esteve na ponte para anunciar à população que a ponte móvel, instalada no final do ano passado pelo Exército Brasileiro naquele local, seria mantida ali até o término da reconstrução da estrutura.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a ponte da estrada Paiquerê/Guairacá constitui uma via de grande relevância para a população da região rural de Londrina. "É uma obra importante que traz de volta à comunidade essa estrutura, que comporta parte do grande fluxo de trânsito na estrada, que é utilizada para o acesso de moradores à sede dos distritos, incluindo as vilas rurais e os assentamentos Eli Vive I e II, e para o escoamento da produção", destacou.
A ponte foi construída em concreto armado, possuindo 50 metros de comprimento contínuo e 7 metros de largura, sendo que a área total de tráfego é de 350 metros quadrados. A Prefeitura de Londrina investiu, ao todo, R$ 1.705.240,00, com recurso advindo do Ministério da Integração Nacional.