A Vila Cultural Canto do Marl recebe, neste sábado (12), o Feirão da Resistência e da Reforma Agrária, das 9h até 17h. Esta será a sexta edição do Feirão neste ano. Participam 22 expositores com itens da economia criativa e solidária e produtores da reforma agrária. A programação conta também com atrações culturais, ao longo de todo o dia. O Marl fica localizado na Avenida Duque de Caxias, 3.241.
O Feirão da Resistência e da Reforma Agrária é resultado de uma articulação entre o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL), MST e Sindicato dos Jornalistas (Sindijor) e Coletivo Feirão. E desde abril de 2023, a organização do evento é feita pelo “Coletivo do Feirão”.
O coordenador da programação artística, formativa e cultural do Feirão da Resistência, Josemar Lucas, comentou o impacto do evento para a cidade. “Trazemos sempre a cena londrinense para a feira, envolvendo os artistas de rua da cidade nesse local de trocas, que é o Marl. O Feirão vem para destacar a produção local, dando espaço para a arte, alimentos e produtos artesanais, em uma área pública no centro da cidade”, contou.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Uma das expositoras deste sábado (12) será a criadora da marca Via Criativa, Vanessa Coutinho, que trabalha com produções artesanais de quadros, placas decorativas, imãs de geladeira e porta copos. Coutinho participou do Feirão pela primeira vez em 2018 e, para ela, o evento é um lugar de luta, de resistência e acolhimento. “Estamos construindo um movimento necessário para a cidade e esperamos que Londrina se envolva mais nessa ideia. Amo estar ali expondo meus produtos, o ambiente é sempre bem aconchegante e é bem importante fortalecer a economia criativa e cultura popular”, enfatizou.
PROGRAMAÇÃO
Das 9h ao 12h, o Feirão terá um espaço voltado para crianças e adolescentes, com escambo de livros e brinquedos. Na sequência, às 10h, a vila recebe o show Acústico & Nervoso, apresentado por Max Teodoro. Logo em seguida, às 11h, será apresentado o espetáculo teatral “Leno Queria Nascer Flor”, de criação do artista londrinense Rogério Francisco Costa.
Às 13h, será aberta uma roda de conversa sobre alimentação saudável com a temática “Alimentação funcional”, que traz a chef Yona Veja para compartilhar um pouco da importância dos alimentos para a saúde. As apresentações encerram às 15h30, com o Trio Maestra divertindo e animando o público com o forró brasileiro.
A programação do Feirão da Resistência também terá uma exposição de arte durante todo o evento, com obras de Saulo Manzano.
O Canto do Marl é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio de recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura.