O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e a Comissão Imin 100-Londrina apresentam nesta segunda-feira (18), às 14h30, o projeto da Praça da Imigração Japonesa Tomi Nakagawa, que será construída em comemoração ao centenário da imigração nipônica e a programação dos festejos previstos de 18 a 22 de junho de 2008, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.
De acordo com informações do N.Com da Prefeitura, a praça será construída em um terreno entre a Cidade da Criança e o Pronto Atendimento Municipal (PAM), no centro da cidade. De acordo com a lei municipal nº 10.177, aprovada pela Câmara de Vereadores no ano passado, a praça, com total de 9.407,13 m², será inspirada nos jardins japoneses e receberá um monumento de mais de 20 metros de altura, doado pelo artista plástico Yutaka Toyota.
Segundo dados estatísticos de entidades nipo-brasileiras, Londrinas possui uma população de cerca de 26 mil nikkeis (descendentes de japoneses), que são representados por 60 entidades. O norte do Paraná se constitui como a segunda região com maior presença de descendentes de japoneses.
Em Londrina, O tema principal do Imin 100 é "A integração e evolução do nikkey na sociedade brasileira".