Londrina

Mutirão remove 37 caminhões de lixo na zona norte de Londrina

17 nov 2014 às 12:05

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) finalizou as atividades no mutirão de limpeza na Mata Ângelo Cretã, Zona Norte, na última sexta-feira (14).

Foram contabilizados 37 caminhões de resíduos, no total. A quantidade de detritos foi de 222 m³, aproximadamente. A CMTU contou com cinco caminhões basculantes, uma pá carregadeira e 7 operários.


Os materiais recolhidos foram encaminhados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), onde serão triados e encaminhados ao descarte adequado, de acordo com a natureza dos itens. Os galhos, por exemplo, vão para as leiras de compostagem. Já os entulhos, são armazenados para futuro reaproveitamento.


Os esforços em prol da limpeza da Mata Ângelo Cretã visam a revitalização do espaço e a retirada de materiais que acumulam água, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue. A iniciativa foi uma ação conjunta entre CMTU, Secretaria Estado Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Cras Norte B e estudantes do colégio Olympia Moraes de Tormenta e também do Projeto Viva a Vida.


Para ajudar a ilustrar


A medida do metro cúbico, que não pode ser equiparado com toneladas, já que os pesos são distintos (1m³ de entulho tem peso diferente de 1m³ de galhada, por exemplo), sugerimos: 1m³ é igual a 8 carriolas de construção. Assim, 222m³ = 1.776 carriolas.

Outra comparação que poder ser feita é com a caixa d’água de 1000 litros. 1 metro cúbico equivale a 1 caixa d’água de 1000 litros. Assim, nesta operação, foram 222 caixas d’água de 1000 litros.


Continue lendo