A coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (5), o balanço do mutirão de combate à dengue que, neste primeiro mês de trabalho, recolheu mais de 73.8 toneladas de lixo em quatro regiões da cidade, totalizando 3.990 imóveis visitados.
O multirão, que começou no dia 5 de novembro, conta com 50 servidores de diversas secretárias envolvidas nessa ação, como a Agricultura, Ambiente, Obras e Pavimentação, CMTU e a Defesa Civil. A equipe já passou pelas regiões leste, norte, oeste e o Distrito de Lerroville.
O último local que recebeu a visita da equipe de Endemias foi a oeste, nos dias 29 e 30 de novembro. "A região oeste foi a área onde existia mais lixo, pois, os locais com fundo de vale é muito maior e estavam muito comprometidos", disse o coordenador de Endemias, Elson Belisário. Os bairros visitados foram Santa Rita, Santo André, Leonor, Pantanal, Nova Olinda e Leste Oeste.
A próxima ação acontece amanhã (6) e quarta-feira (7) na área Central. Segundo Belisário, terá a participação de 24 novos agentes contratados por emergência. "Teremos o trabalho de mais funcionário, já que a região é muito mais abrangente. A expectativa é que sejam atendidos 1.600 imóveis."
O coordenador contou que a participação da população tem sido muito importante, pois tem colaborado com os agentes, porém, Belisário destacou ainda a necessidade do envolvimento das lideranças locais no mutirão. "É muito importante que estas lideranças participem e acompanhem os trabalhos na sua região. Quem tiver interesse em ajudar na ação da região central, deve comparecer amanhã às 8h no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa", enfatizou.
Balanço
Segundo dados divulgados hoje pela coordenadoria de Endemias, no distrito de Lerroville, zona rural, foram visitados, no dia 25 do mês passado, 750 imóveis mais os fundos de vale, de onde foram recolhidas 8,7 toneladas de material.
Já na região leste, foram recolhidas 20,3 toneladas de prováveis criadouros do mosquito da dengue, em 1.100 imóveis visitados, além dos fundos de vale.
A região norte recebeu a visitação em 1.310 imóveis e outros fundos de vales, onde foram recolhidas 22,1 toneladas de material nos dias 22 e 23 de novembro. Agentes de endemias, servidores do Ministério de Saúde, soldados da defesa civil funcionários da Secretaria da Agricultura, funcionários da CMTU, servidores da Secretaria de Obras e da Sema, além de educadores, com uma média de 56 pessoas trabalhando em cada dia.