O programa Museu Educativo será realizado nesta sexta-feira (17), a partir das 15h, voltado para 30 crianças que estudam na Escola Baobá. A ação é promovida na sede da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), localizada na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110, a atividade faz parte da programação local da 22ª Semana Nacional de Museus, que teve início na segunda-feira (13) e vai até domingo (19).
Abrindo o encontro, os servidores da pasta Danilo Lagoeiro e Alexandre Oguido farão uma contação de histórias baseada no livro A Mão Livre do Vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz, que narra como o arquiteto Vilanova Artigas desenhava com seus netos. A obra foi escolhida pelo fato de Artigas ter projetado edifícios icônicos em Londrina como a antiga Rodoviária, onde hoje fica o Museu de Arte, a Casa da Criança, atual sede da Secretaria de Cultura, e o Cine Teatro Ouro Verde.
Na sequência, será feita uma visita mediada às exposições que estão instaladas no prédio da Secretaria, com peças do acervo do Museu de Arte: Alguns Universos em Interação e Esculturas – o Museu de Arte na Casa da Criança.
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Por fim, concluindo a ação, as crianças participarão de uma atividade arte-educativa, focada no desenho livre, em que poderão retratar aquilo de que mais gostaram no decorrer do dia.
O programa Museu Educativo foi lançado na última terça-feira (14), por meio de um encontro realizado em parceria com a SMI (Secretaria Municipal do Idoso), e que contou com a presença de 27 idosos atendidos pelo CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Leste.
Na ocasião, além da contação da história A Mão Livre do Vovô e da visita mediada às exposições artísticas, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas memórias relativas ao antigo edifício onde fica a SMC. Anteriormente, o local funcionou como creche e unidade de serviços de saúde, tendo atendido muitas pessoas de Londrina e região.
Saiba como realizar o agendamento das escolas para a participação do programa
A diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Fontenelle, frisou que escolas e outras instituições podem agendar, gratuitamente, as atividades do programa Museu Educativo. Para efetuar o agendamento, é preciso fazer o contato pelos telefones (43) 3371-6606 ou (43) 3371-6607 (que também atende pelo WhatsApp) ou através do e-mail [email protected].
“Já temos várias escolas agendadas para as próximas semanas, com a participação de alunos de diferentes faixas etárias, e com o passar do tempo vamos inserir outras histórias e atividades arte-educativas na programação. É importante destacar que, ao fazer o agendamento, as instituições podem tanto escolher a ação completa quanto somente uma atividade específica, como a contação de histórias, a visita mediada ao edifício ou a atividade arte-educativa”, pontuou Fontenelle.
A ação é alinhada com a 22ª Semana Nacional de Museus
Ainda segundo a diretora de Ação Cultural, o programa Museu Educativo está alinhado à temática da 22ª Semana Nacional de Museus, proposta pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), que é “Museus, Educação e Pesquisa”.
“É importante desenvolver projetos que permitam a interlocução entre os museus e a comunidade, com o público tendo o papel de protagonista, pois os museus são espaços dinâmicos que guardam conhecimentos valiosos. Participar das atividades da Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para as equipes que atuam nesses espaços culturais possam refletir sobre suas práticas e o papel dessas instituições na sociedade”, concluiu.
Organizações envolvidas
A programação local da 22ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Museu de Arte de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Histórico Padre Carlos Weiss – UEL, do NDPH – Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – UEL, do Museu da Sociedade Rural do Paraná e do Sesc Londrina Cadeião e Museu do Café. Conta com apoio do Museu do Café e Casa de Artes e Ofícios Paulo VI de Ibiporã, do Conselho Municipal de Cultura de Paz e do Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando.
LEIA TAMBÉM: