Londrina

Município e CMTU lançam projetos no entorno das escolas

24 jul 2018 às 09:21

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, lançou na manhã desta segunda-feira (23), em seu gabinete, os projetos "Agente de Trânsito Mirim" e "Sinalizar para Educar". Viabilizadas por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), as iniciativas têm por objetivo contribuir para construção de uma cultura de paz no dia a dia das ruas e trazer mais segurança viária ao entorno das escolas.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o "Agente de Trânsito Mirim" vai levar para a sala de aula conteúdos como normas de circulação, comportamentos considerados perigosos, significado das placas e marcas de sinalização, noções de cidadania, mobilidade urbana, entre outros tópicos. Os conceitos serão trabalhados, primeiro pelos professores e depois por agentes da CMTU, junto a estudantes do 5º ano da rede pública municipal. São cerca de 5 mil crianças na faixa etária próxima aos 10 anos que, depois de terem aulas teóricas e práticas, receberão uma carteirinha de fiscal de trânsito infantil e também talões de "multa moral".


A intenção é que os alunos reflitam sobre os ensinamentos e, então, sejam propagadores do conteúdo. "Nenhum pai ou mãe quer dar mau exemplo ao filho. E, com esse projeto, a criança vai estar apta a puxar a orelha do adulto quando este cometer irregularidades", disse o prefeito Marcelo Belinati. Já o "Sinalizar para Educar" visa implementar uma sinalização padrão básica em todas as escolas da cidade. Segundo levantamento da CMTU, pelo menos 50% das cerca de 360 instituições municipais, estaduais e particulares de Londrina precisam de algum ajuste nas placas ou demarcações no asfalto.

Com o projeto, realizado em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) e a Secretaria de Obras e Pavimentação (SMOP), a ideia é fazer a instalação de faixas de pedestre, vagas de embarque e desembarque, legendas de aviso e de placas da campanha "Olhe e Sinalize". Complementam o conjunto a sinalização de velocidade máxima permitida, fixada na porta das escolas em 30 km/h, e a de parada e estacionamento para portadores de necessidades especiais.


Continue lendo