A faixa exclusiva para ônibus na rua João Cândido agradou os usuários do transporte coletivo e motoristas em geral, que ganharam tempo para trafegar em uma das ruas mais congestionadas da região central na cidade.
Três semanas após a implantação das mudanças, há um setor querendo 'pegar carona' no benefício. Os mototaxistas querem ter o mesmo direito dos taxistas de usar a terceira faixa. "Eles (taxistas) podem entrar à direita. Nós somos mototaxistas, temos alvará, porque a gente não pode também?", questionou Adriano Bonafini, empresário do setor, em entrevista à TV Tarobá.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) posicionou-se contrária à ideia, e descartou a possibilidade de incluir os mototaxistas como usuários da terceira faixa.
Fiscais da Companhia estão durante toda semana em trechos da João Cândido para orientar e multar motoristas que não respeitam a faixa exclusiva para ônibus ou abusam da velocidade no trecho. A CMTU ainda não tem números de quantos motoristas teriam sido autuados por invadir a faixa.
Em maio, será a vez da avenida Duque de Caxias adotar as mudanças de trânsito que foram bem sucedidas na rua João Cândido.
Confira reportagem de Larissa Zanon, no Jornal Tarobá 2ª Edição: