Neste sábado (22), a Vila Cultural Cemitério de Automóveis e o Movimento Por Amor à Yá Mukumby promovem o "Sarau: prosa, poesia e outras delícias em homenagem à Yá Mukumby". O evento ocorre a partir das 20h, na sede da Vila (rua João Pessoa, 103-A). A entrada é franca.
Vilma Santos de Oliveira, conhecida como Yá Mukumby, foi assassinada e sua trajetória foi marcada pela luta por liberdade e igualdade. Yalorixá conhecida em Londrina, vivenciou a cultura e a religiosidade afro-brasileira. De acordo com a produtora cultural, Raquel Palma, o objetivo é manter viva a memória, por meio de poesias, ou mesmo da comida. Ela afirmou que a morte física não fez com que morressem as ideias de Yá Mukumby que lutou contra a opressão.
Os organizadores do evento enfatizam que a homenagem é aberta a todos. As pessoas podem levar poesias ou músicas. Será feito um varal para quem quiser colocar fotos com Yá Mukumby. As fotos devem ser enviadas para festivalliterariodelondrina@bol.com.br. Serão servidos pratos típicos e as pessoas devem levar as bebidas que forem consumir.
Raquel Palma destacou que o evento integra a reflexão sobre a Consciência Negra, visto que dona Vilma é um ícone da luta em Londrina. "Ela contava histórias para crianças de oito aos 80 anos, e sempre deixava um gosto de quero mais".
A Vila Cultural Cemitério de Automóveis conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio da Midiograf.