Moradores do jardim Bandeirantes, na região oeste da cidade, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (8) com a Polícia Militar para debater algumas formas de aprimoramento do projeto comunitário que visa estreitar o relacionamento dos policiais com os moradores do bairro. A iniciativa começou no jardim Columbia, na mesma região, e tem apresentado resultados satisfatórios, principalmente na diminuição de furtos e roubos a residências.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Bandeirantes, Vila Industrial e Circunvizinhos (SABBI), Mário Corrêia Faria Júnior, as reclamações giravam em torno das ocorrências registradas no fechamento do comércio. "Os comerciantes não tinham sossego. Esse era um dos horários onde os roubos aconteciam com mais frequência. Depois que a PM fixou patrulhamento, os índices diminuíram", avaliou.
Para facilitar o deslocamento da PM, moradores criaram um grupo na rede social WhatsApp e incluíram os números dos agentes. "Quando vemos alguém suspeito, repassamos as características via internet. O policial visualiza a mensagem e já sabe que algo estranho está acontecendo em determinada parte do bairro. A sensação de segurança aumentou bastante", disse o representante.
Segundo o capitão Marcos Tordoro, do 5º Batalhão da PM em Londrina, que também participou da reunião, a prioridade é ligar no 190. "O telefone da emergência sempre será recomendado. Porém, o uso da tecnologia tem beneficiado o trabalho da polícia. Não é toda hora que estamos online, mas a comunicação sem dúvida ficou mais próxima, cumprindo assim com o objetivo principal do projeto", disse.
Tordoro informou que cada bairro apresenta uma característica específica da criminalidade. "O Columbia, por exemplo, é uma região residencial, onde predominava o furto qualificado em imóveis. No Bandeirantes, encontramos outra situação, que é o roubo a comércio", comentou. O projeto deve se estender neste mês no Portal dos Pioneiros, próximo à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na zona leste, e jardim Igapó, próximo à prefeitura, na região sul.
Quem deseja saber mais da iniciativa ou solicitar a reunião com o comando da PM pode ligar no telefone 3322-3300, de segunda a sexta-feira em horário comercial.