Londrina

Moradores de Warta apresentam demandas a Kireeff

15 mai 2013 às 15:37

Na noite de terça-feira (14), os moradores do distrito da Warta apresentaram ao prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, e ao secretariado municipal as principais reivindicações de melhorias para o distrito. O encontro, que aconteceu no salão paroquial da igreja Santo Antônio, marca a 11ª audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual 2014-2017. A audiência pública reuniu cerca de 100 moradores, além da vereadora Sandra Graça e o vereador Júnior Santos Rosa.

Entre os principais pedidos dos moradores estão a construção de uma escola municipal e de um Centro Municipal de Educação Infantil, implantação de rede de esgoto, reforma e ampliação na Unidade Básica de Saúde, melhorias na área de segurança pública e agilidade no processo de regularização de assentamentos.


O aposentado Aparecido Belaforte, 66 anos, esteve presente e disse que vem participando destes encontros desde 2001. Para ele, a principal reivindicação para o distrito é a construção de uma sede para a escola municipal e uma creche. "Apesar de meus filhos serem adultos, eu sei da necessidade de uma escola infantil aqui para Warta. Todos os outros prefeitos prometeram que construiriam, até falaram que há o dinheiro disponível para isso. Mas a obra nunca saiu da promessa. Esperamos que com esta nova gestão seja possível a construção da escola. Acreditamos na renovação do poder público e esperamos que nossas demandas sejam atendidas", desabafou o aposentado.


A moradora Vanessa Apolinário, 28 anos, também concorda que a prioridade é a escola municipal distrital. "As crianças têm aulas na sede da escola estadual, que é um prédio antigo que está em péssimo estado. Há uns quatro anos o estado da escola está piorando, porque o Estado vem implementando novas atividades na escola como aulas de informática e, com isso, as crianças perderam mais uma sala de aula para a sala de informática. Precisamos urgente de uma sede para ensino infantil", disse.


Sobre a construção da escola municipal, a representante da Secretaria de Educação, Adriana Sóla, explicou que existe um projeto arquitetônico pronto para a obra. Mas há um impasse com relação ao terreno, onde ela será construída. Pois, nos espaços disponíveis não há local para estacionamento dos profissionais. De acordo com Adriana, a secretaria tem o recurso financeiro para a obra, que foi disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a obra deve ser feita em 2014.


O prefeito destacou a importância da escola. "A condição do ensino infantil aqui é muita séria, mas minha intenção é priorizar a construção desta escola e se possível construí-la antes do previsto no cronograma. Vamos enfrentar todos os desafios que a cidade tem, sabendo que obstáculos existem, mas cada etapa superada vai se reverter em benefícios para a população", afirmou.


Outra demanda trazida pela população foi com relação à segurança pública, na qual os moradores pediram reforços e melhorias na iluminação pública. O secretário de Defesa Social, Rubens Guimarães, explicou que com a finalização do chamamento dos novos guardas municipais concursados e do curso preparatório, que deve acontecer em outubro, a cidade vai contar com quase 400 GMs. "Com os novos guardas municipais atuando poderemos aumentar o efetivo no distrito", enfatizou.


Todas as demandas apresentadas pela população, tanto as escritas quanto as faladas, servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual. Ele está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento a médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta.


Os cidadãos que não puderam ou não poderão comparecer às audiências, mas querem participar e contribuir com sugestões devem acessar o Portal da Prefeitura, no link Plano Plurianual 2014-2017, localizado no canto superior da tela.


Audiência Pública em Lerroville

Amanhã (16), às 19h, será realizada a 12ª audiência pública para o PPA. O encontro do prefeito com a população será na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, localizada na rua Santos, 235, distrito de Lerroville.


Continue lendo