Moradores da zona rural de de Londrina bloquearam a Estrada do Limoeiro na manhã desta quinta-feira (11), em protesto às más condições das vias rurais. Uma moradora ouvida pela rádio Paiquerê, nesta manhã, afirmou que o protesto ocorre porque a falta de manutenção provoca prejuízos para trabalhadores e para estudantes, que atrasam para chegar ao trabalho ou à escola.
O vice-prefeito e secretário da Agricultura e Abastecimento de Londrina, João Mendonça, disse ao Bonde que já havia conversado com uma moradora sobre os problemas e que havia marcado uma visita ao distrito neste sábado (13) para marcar a data do mutirão. "Acho que a região que mais tem estradas com problemas para o escoamento da produção, para a locomoção de trabalhadores e de estudantes, realmente, é esta. Os trabalhos no Limoeiro têm de ser feitos o quanto antes", afirmou.
Apesar de admitir a necessidade, Mendonça afirma que a chegada ao distrito do Mutirão "Movimenta Londrina", promovido pela prefeitura para execução de serviços paliativos em áreas periféricas do município, "está programada, mas não será para hoje". "Acredito que ainda no mês de maio consigamos executar os serviços", informou.
O mutirão está nesta quinta e sexta em Paiquerê, o segundo distrito a receber os trabalhos depois que moradores do Irerê promoveram manifestações em protestos contra o descaso da administração em relação à infraestrutura – o segundo chegou a bloquear a PR-445 por uma manhã, motivando a transferência dos trabalhos da zona urbana para áreas rurais.