Londrina

Moradores da Zona Leste fazem mutirão contra a dengue

03 abr 2004 às 16:57

A chuva atrapalhou, mas não impediu que moradores dos bairros Pindorama e Carlota (Zona Leste) realizassem na manhã deste sábado mais um mutirão contra a dengue.

Poucos voluntários participaram do mutirão, com a ajuda de funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da secretaria municipal de Saúde e do Comitê de Solidariedade da Sercomtel. Todas as 16 ruas do bairro foram visitadas para capinagem, recolhimento de entulhos e orientação à população.


Os bairros Pindorama e Carlota concentram juntos pouco mais de 1,1 mil casas e 10 mil moradores. Segundo o presidente da associação de moradores da região, Alexandre Colognhezi, o índice de incidência da dengue nesta população é de 3,47%, quando o tolerável, de acordo com a secretaria de saúde, seria 1%.


''Além dos mutirões, promovemos palestras e aconselhamentos para a população sobre a doença, para que seja evitada a criação de novos focos'', contou Colognhezi.


Alguns dos moradores do Jardim Pindorama, onde o mutirão iniciou seus trabalhos, reconheceram que a população do bairro não tem interesse em iniciativas como esta.


''Acho muito válido, mas a população não se mobiliza'', diz o vendedor Paulo Paiva Marques, que mora no Pindorama há dois anos e afirmou já ter tido um caso de dengue em sua família no ano passado. ''Mas a minha casa eu sempre mantenho limpa'', garantiu.


Da mesma forma, o serralheiro Fernando Camargo, residente no Pindorama há 26 anos, contou sobre sua atenção com a limpeza do quintal. ''Na minha família ninguém teve dengue'', disse, ressaltando também o desinteresse da população quanto ao mutirão.

Alexandre Colognhezi esperava retirar três toneladas de entulhos, quantidade igual à removida em novembro do ano passado, quando foi realizado o último mutirão. ''O ideal é que esse volume diminua a cada vez, mostrando a conscientização dos moradores'', destacou.


Continue lendo