Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, chegou a vez do Dezembro Vermelho. Para marcar a data, que promove a luta contra a Aids, a Prefeitura de Londrina, através da Sercomtel Iluminação e da CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento), decorou com luminárias vermelhas o novo Viaduto Desembargador Edson de Jesus Deliberador, na Avenida Dez de Dezembro, e a tradicional Concha Acústica, no centro da cidade. O objetivo é despertar a atenção em relação ao HIV/Aids e a outras infecções. A ação atende à Lei 13.504/2017, que criou oficialmente a campanha a nível nacional.
Dados do Ministério da Saúde revelam crescimento na taxa de detecção do HIV, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos, bem como as da avarioses e das hepatites virais. Esse crescimento é fruto de inúmeros comportamentos de risco, que vêm impedindo o Brasil de avançar no combate não só à Aids, mas também às demais ISTs.
Sobre a doença
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo HIV, vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é igual a ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou, de mãe para filho, durante a gestação e a amamentação, quando não tomam os devidos cuidados. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
O vírus pode ser transmitido por meio de relações, mesmo as orais e anais sem preservativo; do uso de seringa por mais de uma pessoa; da transfusão de sangue contaminado; de uma mãe infectada que passa ao filho durante a gestação, do parto e da amamentação; de instrumentos não esterilizados que furam ou cortam. Ele não é transmitido por meio de relação protegida, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, sabonete/toalha/lençóis, talheres/copos, piscina, banheiro, doação de sangue.
O incentivo ao diagnóstico e ao início precoce do tratamento, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas da doença, tem sido uma estratégia adotada para reduzir a mortalidade relacionada ao HIV. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, diagnóstico e tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
"Achamos interessante aproveitar os meses do ano para promover campanhas sociais e de interesse público. Levar informação relevante para as pessoas é uma obrigação, um dever e uma missão de todos nós”, salienta o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, que também preside a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento.
Dezembro Verde em Londrina
Outra campanha que começa a ganhar força é o "Dezembro Verde”, dedicada a ações educativas e de conscientização sobre abandono e o crime de maus-tratos de animais. O calendário foi instituído pela Lei Municipal 12.849/2019, por meio de um projeto de lei da vereadora Daniele Ziober. Para marcar a data, a Prefeitura, Sercomtel Iluminação e a CTD decoraram com luzes verdes os arranjos da cascata do Lago Igapó 2, sob a ponte da Avenida Higienópolis.