A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, preferiu não fazer um discurso em tom eleitoral durante a inauguração do call center da Dedic, na noite desta sexta-feira (12), em Londrina. A pré-candidata a sucessão presidencial realizou um discurso moderado, sem críticas aos adversários e voltado a divulgar as bandeiras do governo Lula, como o Minha Casa Minha Vida, o ProUni e o Ensino Profissionalizado.
O momento mais próximo de campanha foi quando, saudando nominalmente as pessoas presentes no palco, ela referiu-se ao senador Osmar Dias como "nosso senador". Outro que ganhou cumprimento especial foi o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT). Dilma elogiou o esforço do prefeito no cumprimento do programa Minha Casa Minha Vida, que para ela "é um programa que tem por objetivo dar dignidade e cidadania a população brasileira".
Dilma Rousseff tratou também da questão do ensino. Para ela, tanto o profissionalizante quanto o tecnológico foram a ênfase do governo Lula. Ela citou a criação da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e dos institutos tecnológicos no Paraná.
"Nós criamos 39 centros de ensino técnico aqui no Paraná, construímos ou reformamos. Acreditamos que os jovens preparados nas escolas técnicas são essenciais para que o Brasil cresça."
Por fim, a ministra declarou que o governo do presidente Lula sempre olhou o desenvolvimento econômico casado com o desenvolvimento social e reforçou os investimentos na educação e geração de oportunidades.
"Sem esse crescimento da educação profissional, da educação em geral, o Brasil não vai consolidar as transformações que nós queremos que consolide. A gente vai trabalhar cada vez mais para garantir educação de qualidade, incentivar a prática de esporte e cultura aos jovens brasileiros. Nós sabemos que para nosso país manter e consolidar tudo isso que conquistamos é a questão da oportunidade. Muitas vezes a pessoa esta numa situação que está aquém dela e com uma oportunidade ela da um salto e contribui para o país".