Londrina

Missa na Catedral de Londrina inicia Campanha da Fraternidade contra a fome

22 fev 2023 às 16:31

A Igreja Católica no Brasil deu início nesta Quarta-Feira de Cinzas (22) – quando também começa a Quaresma – à CF (Campanha da Fraternidade) de 2023, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, versículo extraído do livro de Mateus na Bíblia. Na Arquidiocese de Londrina, uma missa durante a manhã na Catedral Metropolitana para centenas de fiéis marcou o lançamento oficial da CF.


A campanha é promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) há 39 anos. Será a terceira vez que a temática envolve o combate à fome e à insegurança alimentar. “A campanha nos convida para a missão e para nos sensibilizarmos, como sociedade e Igreja, para enfrentarmos o flagelo da fome, por meio de compromissos que transformem a realidade. Temos problemas estruturais que fazem com que esse problema continue”, destacou dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina, em entrevista coletiva à imprensa.



O chamado é para que as comunidades e paróquias possam colocar em prática ações que vão de encontro às diretrizes da campanha. “Temos muitos trabalhos na Igreja de pessoas que se dedicam exatamente a combater a fome, a levar comida. Mas isso também não impede que nós tenhamos um trabalho para que se possa lutar por outros direitos que ajudam a combater a fome. Por exemplo, temos em Londrina a questão da moradia e do trabalho”, pontuou.


Matéria da FOLHA do último dia 20 mostrou que, de acordo com a secretaria de Assistência Social, Londrina tem quase 60 mil pessoas que se encaixam no perfil de renda zero, ou seja, que sobrevivem somente com o dinheiro de auxílios sociais. “Em Londrina, produzimos em grãos 1,6 quilo por habitante. No Paraná são nove quilos e no Brasil quatro. Se temos pobreza não é porque não temos produção, mas porque temos um sistema que acumula e transforma grãos ou alimentos em mercadoria. O que é para abastecer e acumular na mão de poucos a riqueza”, alertou padre Dirceu Fumagalli, coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra.


Estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania Alimentar e Nutricional apontou que cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil estão em situação de fome.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Continue lendo