O prefeito Marcelo Belinati recebe o ministro da Comunicação, Fábio Faria; a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD); e outras autoridades para o lançamento da internet 5G nesta quinta-feira (12). O evento busca demonstrar o potencial da nova tecnologia, que acontecerá na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja, localizada no Distrito da Warta, a 20 km do centro de Londrina.
Durante o lançamento, representantes da Nokia, da Sercomtel e da Embrapa Soja vão realizar demonstrações de soluções tecnológicas para o agronegócio, que se beneficiará da tecnologia. Com seu uso no campo, o 5G possibilitará a utilização de robôs e ferramentas automatizadas, que poderão transmitir e receber dados e comandos imediatos. Será possível captar informações como dos componentes do solo, de plantas e do desempenho animal, e processá-los em plataformas e sistemas, dando subsídio para a tomada de decisão do agricultor. Levando a conectividade ao campo, espera-se contribuir para o aumento da produtividade das lavouras e da renda do produtor.
Para mostrar todo o potencial, durante o lançamento, serão realizadas demonstrações envolvendo consultas veterinárias remotas e máquinas conectadas, gerando insights para decisão em tempo real. O objetivo é apontar como ocorrerá o uso intensivo de análise de dados baseado na internet 5G, ampliando o suporte ao produtor brasileiro.
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Londrina foi escolhida para receber esse projeto-piloto, porque desde novembro de 2019 é sede do Polo de Inovação do Agro, instalado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ela será a única cidade da região sul a receber a tecnologia 5G e terceira brasileira a instalar a antena dessa tecnologia. Antes dela, os municípios de Sorocaba (SP) e Rondonópolis (MT) inauguraram o equipamento.
Ao todo, fazem parte desse projeto de conectividade, os Municípios de Londrina (PR), Rondonópolis (MT), Padef (DF), Uberaba (MG), Ponta Porã (MS), Rio Verde (GO), Petrolina (PE) e Bebedouro (SP). Em termos de benefícios, a transmissão e o recebimento de dados com a 5G é mais veloz. As redes 3G, por exemplo, transmitem dados na ordem de 0,12 a 6 Mbps. Já o 4G permite a troca de informações a uma velocidade entre 5 Mbps e 12 Mbps, enquanto o 5G estima-se que pode chegar a 100 Mbps.