O Programa Municipal de Alimentação Escolar recebeu nesta quinta-feira gêneros alimentícios adquiridos por meio de uma compra emergencial. São 12 toneladas de arroz, 10 mil latas de óleo e 10 mil latas de extrato de tomate, que vão garantir a merenda até o final do ano letivo - cerca de 25 dias. O valor da compra é de R$ 49.600,00 e os gêneros devem ser entregues às entidades na próxima segunda-feira. Os alimentos serão distribuídos entre 80 escolas municipais, 65 escolas estaduais, 48 entidades filantrópicas e 12 Centros Municipais de Educação Infantil.
Segundo o gerente do programa Jair Ramos, a compra dos alimentos para a merenda deste semestre foi comprometida pelas constantes oscilações de preços. ''A pesquisa de mercado ficava defasada em poucos dias. Temos processos tramitando há mais de cem dias e isso poderia comprometer a merenda deste ano. Para evitar faltas, optamos por realizar uma compra emergencial, que é mais rápida e tem entrega imediata'', afirmou Ramos.
Os gêneros para a merenda do primeiro semestre foram adquiridos em compra única, realizada no início deste ano. Foram compradas cerca de cem toneladas de arroz, 18 toneladas de feijão e 28 toneladas de açúcar. ''A compra única, juntamente com estoques do ano passado, assegurou a merenda até agosto. Nesse mesmo mês, iniciamos as licitações para comprar a merenda para o outro semestre, mas os processos demoraram. A solução encontrada foi o pregão eletrônico, que agilizou e garantiu alimentos. Mas ainda assim poderia faltar e, por isso, decidimos fazer a compra emergencial'', explicou.