Londrina

Maternidade realiza projeto de educação ambiental

11 nov 2007 às 17:24

Há quatro meses a preocupação com o meio ambiente passou a fazer parte da rotina da Maternidade Municipal Lucilla Balalai. Desde então, a Coordenação de Enfermagem realiza o projeto "Maternidade de mãos dadas com o meio ambiente", cujo objetivo é promover a conscientização ambiental para os profissionais e usuários da maternidade, criando uma estratégia diferente de fazer educação em saúde.

De acordo com Zandira Batista, coordenadora de Enfermagem da Maternidade Municipal, o intuito inicial era conscientizar os funcionários, mas agora o trabalho está sendo estendido aos pacientes.


Inicialmente, os profissionais foram orientados sobre a importância do cuidado diário com o meio ambiente, reforçando aspectos corriqueiros como a destinação do lixo doméstico e de agrotóxicos. Também havia a preocupação com o risco de acidentes de trabalho, uma vez que os enfermeiros lidam com produtos que exigem uma destinação específica.


A Maternidade Municipal realizou uma série de atividades com seus funcionários, que foram conhecer a organização não governamental (ong) que recebe o lixo reciclado do hospital. O objetivo era fazer com que percebessem a importância da separação do lixo e a repercussão social do trabalho com materiais reciclados para os trabalhadores das ongs e para a comunidade. "O projeto é um momento de informação e reflexão sobre o papel de cada cidadão no cuidado com o meio ambiente", explicou.


Os profissionais também conheceram o aterro sanitário de Londrina, participaram de palestras e assistiram a filmes educativos no anfiteatro da maternidade. Além de terem participado de uma reflexão ecológica na Mata dos Godoy, onde entraram em contato direto com o meio ambiente. Segundo Zandira Batista, também está programada uma visita aos córregos de Londrina para que os enfermeiros da maternidade se conscientizem sobre a influência direta que exercem no meio ambiente, principalmente em relação à destinação adequada de resíduos.


O "Maternidade de mãos dadas com o meio ambiente" chega agora aos usuários do serviço, por meio de atividades educativas, promovidas pela equipe de enfermagem. Durante o período que passam no hospital, os pacientes são orientados sobre a destinação de resíduos orgânicos e embalagens. "Queremos estender a educação ambiental, fazer com que a mãe leve para seu ambiente familiar o que aprendeu aqui. Nosso objetivo é conscientizar as mães para que elas eduquem seus filhos com esse enfoque de preocupação ambiental", comentou.

Da Prefeitura de Londrina


Continue lendo