O filme 'Laura' produzido e dirigido em Londrina, será exibido nesta quarta-feira (22), no Cine Clube Brasil da embaixada brasileira em Londres. O longa é uma adaptação de uma peça inglesa, do dramaturgo Dawn King.
O Cine Clube Brasil é um projeto que a embaixada brasileira começou em Londres, em 2012, com o objetivo de propagar a cultura brasileira com a exibição de filmes produzidos no país. Em fevereiro de 2017, o filme 'O Lobo atrás da porta' foi escolhido para exibição, assim como o londrinense 'Laura'.
A adaptação para as telas é do diretor britânico residente de Londrina, Jonathan Murphy, da Union Filmes, produtora independente da cidade. O longa foi filmado em Londrina em 2015, mas sua primeira exibição e lançamento oficial foram no 18º Festival Kinoarte de Cinema, para um público convidado, em 21 de novembro de 2016.
A produtora executiva do longametragem, Natasha Mantovani, destacou a importância para a produção audiovisual da cidade com esta exibição em Londres: "Estamos superfelizes, o público que vai assistir é muito seleto, são embaixadores, produtores, pessoas da área de cinema de lá".
O filme vai representar o cinema independente brasileiro que foge do eixo Rio-São Paulo, regiões que englobam a maior parte da produção independente e comercial do cinema brasileiro. A seleção feita pelo Cine Clube foi uma surpresa muito grande para o diretor Jonathan Murphy: "Eu tinha conhecimento do Cine Clube Brasil, mas nunca imaginei que um filme nosso, produzido e dirigido em Londrina, fosse convidado para apresentação aqui. Estamos realmente muito orgulhosos".
Laura
O filme conta a história de amor de uma mulher na faixa dos 30 anos, Laura (Priscila Sol), que vive na cidade de Londrina e termina um relacionamento com seu amante casado (Eucir de Souza) . Após o fim do relacionamento, para provocá-lo, ela sai com Noah, um homem que conheceu em um aplicativo de encontros. O que se segue após isso é a história de apego por parte de Laura a um relacionamento com alguém que não a quer mais. As reviravoltas do filme envolvem situações de perigo tanto físico como psicológico. A história é imersa no mundo de interação e comunicação virtual. "O filme se passa quase inteiro ao telefone, são poucos os diálogos feitos pessoalmente", conta a produtora Natasha Mantovani.
O filme será exibido no Cine Clube às 6h30 (horário local), com o título em inglês 'My One and Only' e legendas, será seguido por uma rodada de perguntas e respostas com o diretor, Jonathan Murphy, que já está em Londres. O evento será de graça e tem limite de ingressos. Pessoas da área de produção cinematográfica fazem parte do público.
Ao falar sobre a exibição, o ator Eucir de Souza se mostrou também muito surpreso e animado: "Para mim foi uma grande alegria saber que o filme vai ser exibido em Londres, porque a história vai voltar ao ponto zero, ao lugar onde foi criada e poderá ser vista pelo seu povo original. Também, particularmente, já fui a um festival de cinema brasileiro em Londres e pude conhecer de perto a qualidade desse público. Espero que todos gostem, estou ansioso para saber o que vão achar da nossa leitura", comentou.