Ruberley Augusto da Silva (30) é empresário do setor de desenvolvimento de sistemas. Nesta quinta-feira (10), teve seu trabalho prejudicado pela interrupção da internet. "Nos últimos meses estava muito lento. Hoje parou tudo", reclamou. Ele possui servidor instalado na Sercomtel (para atender seus clientes) e paga uma linha privada de dados (LP). Seu gasto mensal é de R$ 2,7 mil.
Assim como ele, outros clientes Sercomtel também enfrentaram problemas com a internet durante todo o dia. O problema foi motivado pelo rompimento dos cabos de fibra óptica da telefonia.
A informação repassada pela central de atendimento ao cliente (0800) é que houve queda do BackBone, que transmite informações do provedor ao satélite. O serviço é prestado à telefônica pela empresa norte-americana Global Crossing.
O problema também afetou usuários de telefones. Diversas reclamações chegaram ao portal Bonde de clientes que não conseguiam acessar sites nem fazer ou receber ligações por telefone.
No site da companhia, foi disponiblizado um informativo: "Devido à interrupção do Backbone contratado, estamos temporariamente sem acesso aos sites nacionais e internacionais".