A audição, um dos cinco sentidos do corpo humano, é uma função sensorial que permite captar os sons pelo ouvido. Crucial para a comunicação, além de detectar perigos e sons do ambiente, a audição ainda desempenha um papel importante no equilíbrio.
É graças à capacidade de ouvir que interagimos com o mundo e reagimos aos estímulos sonoros. Das canções de ninar a trilhas sonoras que marcaram o cinema, as memórias musicais compõem a biografia de cada indivíduo.
A música, seus gêneros e ídolos estão disponíveis a todos - com inúmeras possibilidades de acesso. Cientes de como a música pode tornar um ambiente mais atrativo, agradável e receptivo, há estabelecimentos comerciais que prezam por escolhas neutras, em volumes não conflitantes e com seleções musicais que tornam mais agradável a hora do almoço, um café da tarde, a compra de roupas e acessórios e até eletrônicos.
Leia mais:
Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro
Cerca de 40 mil passageiros devem passar pelo aeroporto e rodoviária de Londrina neste ''feriadão''
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Folha de Londrina completa 76 anos de história; relembre a trajetória
MÚSICA AMBIENTE NA MEDIDA
Um exemplo vem dos empresários Sthefany Wick e Max Wick que complementam a identidade da loja de roupas e acessórios, localizada na rua Paranaguá, com um som ambiente personalizado.
"Temos uma playlist elaborada para nossa loja e o Max, que sempre trabalhou com música e é compositor, é quem geralmente escolhe uma a uma", conta Sthefany.
Decorada com referências musicais como Elvis Presley, Madonna, Freddie Mercury, Jimi Hendrix, David Bowie e Luan Santana, por exemplo, o espaço traz em sua decoração ainda fitas cassetes e LPs que valorizam a arte musical e nomes respeitados por diferentes gerações.
"Nossos clientes sempre comentam e sugerem músicas. Nossa decoração tem grandes nomes da música nacional e internacional, isso acaba trazendo memórias afetivas aos nosso público. Eles contam histórias sobre algum show que foram, ou quando escutam uma determinada música lembram e dividem um capítulo importante da vida", diz a comerciante.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: