A Secretaria Municipal de Gestão Pública de Londrina pretende terceirizar a frota de veículos leves – aqueles que são utilizados para locomoção dos servidores em serviço. Ônibus, máquinas, ambulâncias, caminhões e carros funerários continuariam a ser mantidos pelo município.
O secretário de Gestão Pública, Marco Cito, disse que o estudo começará pela terceirização da metade da frota simultaneamente ao leilão dos veículos mais antigos. "A ideia é fazer o leilão e o termo de referência da nova licitação para contratar a empresa de licitação em 60 dias", afirmou em entrevista à Rádio Paiquerê. "Acreditamos que a empresa vai operar já no segundo semestre".
O secretário acrescentou que a intenção da terceirização da frota – composta por 600 veículos de passeio – é reduzir a ociosidade dos carros e reduzir custos com manutenção. "Historicamente os contratos de locação de veículos representam economia de 40% em relação o que se gastava com aquisição de veículos e manutenção".
Segundo ele, a licitação será feita por pregão eletrônico, possibilitando que locadoras de veículos de todo o país participem. Marco Cito não soube dizer quanto custará o serviço de locação dos 300 carros e também não revelou quanto o município gasta hoje com a manutenção da frota.