O encontro da 1ª Jornada de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos será realizado presencialmente no dia 11 de setembro, no auditório da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). O evento também será realizado via online no dia 18 de setembro. O encontro tem objetivo de apresentar informações, capacitar e orientar interessados sobre como ter sucesso na hora de acessar financiamentos não reembolsáveis, que podem ser privados ou públicos, a exemplo da Lei Rouanet.
Os interessados em participar do encontro poderão se inscrever através do Sympla. As vagas são limitadas e, pensando na possibilidade de desenvolvimento de projetos que tenham impacto em toda a sociedade, a organização do evento está disponibilizando 10 vagas sociais.
No Brasil, existem hoje dezenas de fontes de recursos disponíveis para serem aplicados em projetos, ideias, instituições e empresas. Porém, essa modalidade de financiamentos não reembolsáveis é subaproveitada ou mesmo desconhecida pela sociedade.
Leia mais:
Com apenas 14 anos, menino 'gênio' de Londrina é aprovado em Vestibular da UEL
Família reencontra jovem desaparecido há 4 meses com ajuda de reportagem do Portal Bonde
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
“Queremos apresentar o panorama de oportunidades de financiamento para projetos idealizados por pessoas, empresas e ONGs (organizações não governamentais) e contribuir de maneira positiva para o desenvolvimento da sociedade”, afirma a professora universitária e empresária Samara Headley, especialista em projetos, idealizadora e coordenadora da jornada. Ela completa dizendo que a intenção vai além de mostrar as possibilidades de financiamento de projetos, envolve conectar pessoas, empresas públicas e privadas com as iniciativas de impacto social.
De acordo com a professora, diferentes esferas do governo federal, estadual e municipal se esforcem para democratizar o acesso a financiamentos para projetos de interesse social, observa-se que parte das OSC (Organizações da Sociedade Civil) não acessa os recursos disponíveis por diferentes motivos, entre eles, problemas com a documentação e falta de informação.
O EVENTO
O evento vai ser dividido em dois momentos, sendo o primeiro um encontro presencial onde serão abordadas informações e dados sobre captação de recursos e tudo o que envolve o ecossistema de financiamentos não reembolsáveis, além de apresentar aos interessados mais de 50 fontes de recursos que já foram mapeadas no País. Recursos que podem ser aplicados em diferentes áreas, como educação, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. Esses recursos, destaca Samara, têm origem em vários lugares e podem ser disponibilizados tanto por organizações ou plataformas públicas, a exemplo das leis Rouanet e Adir Blanc, quanto privadas e filantrópicas.
Na segunda etapa da jornada, os participantes serão orientados sobre como elaborar projetos que se destaquem nas avaliações e sejam bem-sucedidos na captação de recursos. Pela sua experiência, a professora frisa que existem muitos projetos, iniciativas e instituições em Londrina aptas a lidarem com o contexto da captação de recursos, mas boa parte delas desconhece as alternativas para conseguirem esses investimentos ou não têm domínio das técnicas de elaboração de projetos. “É nesse ponto que queremos agir, capacitando e conectando pessoas, empresas, instituições a fontes de recursos e iniciativas que possam impactar toda a sociedade”.
As palestras da jornada serão ministradas pela professora Priscila Nicácio, que vai compartilhar com os participantes toda a sua experiência na área. A palestrante é turismóloga, especialista em gestão de eventos, mestranda em gestão de projetos, foi produtora de eventos do sambódromo de São Paulo por 10 anos, analista do Sebrae, assessora de gabinete da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, jurada de mais de 3 mil projetos culturais, parecerista de mais de 300 projetos de renúncia fiscal e professora convidada da USP.
PÚBLICO-ALVO
O evento é destinado a pessoas físicas ou jurídicas, líderes de ONGs, gestores de entidades sociais, assistentes sociais, servidores públicos especialistas em políticas públicas, assistentes administrativos, coordenadores, gerentes de projetos, assessores parlamentares, consultores municipais, servidores públicos da área de licitação bem como todos os interessados em obter conhecimentos, aperfeiçoar as técnicas, e ampliar as habilidades relacionadas à captação de recursos e elaboração de projetos. “Entendemos que a sociedade londrinense carece de informações sobre o ecossistema de financiamentos não reembolsáveis para desenvolver uma gama de projetos que podem beneficiar diferentes setores sociais”, frisa Samara.
SERVIÇO:
1ª Jornada de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos
Data: 11 de setembro (presencial) e 18 de setembro (online)
Local: Auditório da Acil (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar) Inscrições: 1ª Jornada de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos em Londrina - Sympla
Mais informações: (43) 98818-9463
LEIA TAMBÉM: