A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) concluiu projeto para construção de um novo terminal de ônibus em Londrina. O prédio será construído em um terreno às margens da avenida Leste-Oeste, no Jardim Shangri-la, zona oeste da cidade.
O terminal da zona oeste é uma determinação do termo de outorga, assinado em 2004 entre CMTU, Transportes Coletivos Grande Londrina Ltda (TCGL) e Londrisul (antiga Francovig), que exploram o serviço. As duas empresas transportam mais de 4 milhões de passageiros por ano, em Londrina (a TCGL é responsável por 81,7% do mercado, ante 18,3% da concorrente). De acordo com o documento, nos três primeiros anos as empresas deveriam implantar uma série de pontos de ônibus e a bilhetagem eletrônica. O terminal deveria ser construído entre 2007 e 2008. No entanto, a CMTU não fez nenhuma cobrança.
Os projetos arquitetônico e estrutural foram encaminhados às empresas para adaptações. "O projeto tinha custo estimado de R$ 1,1 milhão, mas esses valores precisam ser atualizados", disse o presidente da CMTU, André Nadai. Os projetos já foram devolvidos ao município, conforme anunciou a assessoria do Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo (Metrolon).
Nadai explicou que a área para construção já foi cedida ao município. Agora, segundo ele, faltam pareceres de outros órgãos para o início da obra. "A intenção é que a obra seja iniciada no final do ano", concluiu.